O que é acupuntura?
É no modelo Oriental de tratamento, que visa a perfeita harmonia do ser em relação à natureza, que podemos encontrar uma forma muito eficaz e natural de restabelecer a saúde, testada e aprovada a mais de 5.000 anos em homens e animais.
A tradição chinesa fixa no ano de 3.200 a.C. o surgimento da acupuntura, através do imperador Chin-Nong. Figura similar a Esculápio, o Deus grego da medicina; Chin-nong deu a seu povo os primeiros rudimentos da medicina, incluindo-se aqui a correta utilização de ervas e a prática das punções na pele com pedaços afiados de sílex ou jade.
Somente 500 anos mais tarde é que a técnica acupunturista ganharia contornos mais definidos, dados por Hoang-Ti, o lendário Imperador Amarelo.
Houng-Ti foi um governador dos mais habilitados e uma de suas grandes obras foi um livro, estruturado sob a forma de diálogos com seu médico e ministro, Chi-Po: o Nei King (“Medicina Interna”), até hoje considerado o tratado básico da Medicina Chinesa, Neste livro, encontramos a seguinte explicação: “todas as doenças são representações do desequilíbrio de duas energias opostas, mas interdependentes, que permeiam todo o universo: o Yin e o Yang.”
Nem desconfiaríamos porém que, para idealizar suas teorias, hoje usadas em todo o mundo, os chineses imaginaram primeiramente o homem como um animal quadrúpede, como explica a Teoria de Darwin. Localizaram os “Meridianos” (estradas que conduzem a energia vital no corpo – o Yin e o Yang) e seus pontos de influência, para tratar tanto os animais quanto os homens; buscando restabelecer o equilíbrio e a harmonia do ser em relação à natureza.
Cinco mil anos de uma medicina bem sucedida, e apenas agora com a possibilidade de se testar o efeito da acupuntura através de modernos equipamentos, é que os doutos filhos de Hipócrates admitem que a acupuntura é ciência e a utilizam em todas as áreas; pediatria, ginecologia, ortopedia, neurologia, cardiologia, veterinária e até nos centros cirúrgicos mais avançados como técnica eficaz de analgesia em cirurgias.
O acupunturista experiente, localiza o problema, através de técnicas milenares e busca através do estímulo de determinados pontos o restabelecimento do equilíbrio das energias Yin e Yang, proporcionando assim a saúde.
O que é auriculoterapia?
É uma técnica da acupuntura que usa o pavilhão auricular (orelha) para efetuar tratamentos relacionados com todo o organismo humano, interno e externo. O seu raio de ação abrange todos os sistemas orgânicos, assim como todas as relações existentes entre os órgãos e suas funções, da dinâmica física e também todos os sistemas derivados da ação cerebral.
Agindo sobre o organismo através de estímulos reflexos , a auriculoterapia se torna mercê disso, parte da reflexologia, de cujos princípios se serve para atingir os objetivos da cura e prevenção de enfermidades físicas e mentais.
Constitui uma técnica simples , e pode ser associada a todos os demais ramos de terapias, sejam eles de natureza química, energética (acupuntura sistêmica, homeopatia, etc..), bem como todos os tratamentos de natureza alopática, fitoterápica, etc.
Além das associações da auriculoterapia com os tratamentos acima descritos, esta técnica pode ser usada sob a forma de profilaxia ou de terapia preventiva.
… é no equilíbrio e na harmonia do Yin e do Yang que se encontra a saúde …
– Nei King
Acupuntura